Buscar

O poder das cores: ilumine qualquer ambiente com algumas dicas simples

Atualizado: 7 de abr. de 2021

Muitos ambientes precisam apenas de um pouco de carinho para revelar seu verdadeiro potencial. Com intervenções muito simples, pode mudar completamente o aspeto de um ambiente. Muitas vezes não percebemos quão simples é trazer luz e amplitude a um espaço. Confira abaixo algumas dicas que pode implementar.


1. Iluminação: A primeira dica para fazer seu ambiente brilhar é prestar atenção na iluminação, seja ela artificial ou natural.

A falta de iluminação ou a iluminação inadequada vai impedir qualquer projeto de brilhar. Se há pouca luz natural o ideal é pensar em adicionar mais luzes, podem ser elas através de iluminação no teto ou iluminação com candeeiros.


2. Natureza dentro de casa: Outro aspeto que pode mudar completamente seu espaço são as texturas naturais como madeira, pedras naturais, algodão e fios. Aposte em móveis de madeira com tons claros ou natural, escolha pisos e revestimentos que remetam a texturas naturais como pedras e prefira itens de decoração tragam a natureza para dentro de casa, como uma peça de madeira ou um tapete de fios naturais como o sisal, por exemplo.

E é claro, não podemos esquecer das plantas, que sempre dão vida e deixam o ambiente mais aconchegante. Se você não sabe cuidar de plantas pode optar por suculentas ou cactos que são muito fáceis de manter. Há imensas opções dessas plantas nas lojas especializadas. Se preferir não colocar plantas naturais, pode usar plantas secas e tratadas para decorar vasos ou revestir paredes, ou ainda pode usar quadros com imagens de plantas, que também funciona.

3. Cor das paredes: Se o seu objetivo é trazer claridade, opte sempre por uma cor clara. Já os tons mais escuros são recomendados para espaços mais iluminados e quando o objetivo for destacar uma parede ou obra de arte por exemplo. Há uma imensidão de opções de tons claros e neutros que podem ser trabalhados em conjunto com as texturas. Mas lembre-se: um ambiente com paredes escuras nem sempre será mal iluminado e vice-versa. O que vai definir a luminosidade do espaço não é apenas a cor das paredes, mas a harmonia de todas as escolhas para esse espaço. Portanto, um ambiente com paredes mais escuras pode também ser um ambiente com boa luminosidade e amplitude, se tudo for intencionalmente feito com harmonia.


4. Cor dos móveis: A cor dos móveis é fundamental para iluminar um ambiente. Por exemplo se o sofá é preto ou castanho será uma influência e tanto para o resultado final por se tratar de uma peça grande em proporção ao tamanho do ambiente.

As mesas, as cadeiras e os armários de cozinha com tons mais escuros têm grande impacto no resultado final, proporcionando um tom escuro ao ambiente. Quanto maior a proporção da peça escura maior será o impacto no resultado final, interferindo na necessidade de mais luminárias ou não.


Portanto, se o objetivo é fazer do seu ambiente mais iluminado e radiante avalie todas esses aspetos. Certamente, se seguir essas dicas terá uma mudança inacreditável.

Se precisar de ajuda para tornar seu espaço mais iluminado, ou se pretende mudar o aspeto geral do seu espaço, podemos te ajudar.

Veja nossos pacotes de Design de Interiores no menu principal do nosso site.



#color #room #brigthenup #tips #colorphilosophy #nordic

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo